A Ultramaratona Claro Brasil Ride é o maior desafio de Mountain Bike já realizado em solo brasileiro. Disputado em duplas que irão encarar aproximadamente 506 km, em seis dias de aventura e adrenalina, entre serras, vales, rios e as trilhas da Chapada Diamantina na Bahia. De 14 a 19 de novembro, centenas de atletas terão uma experiência de vida inesquecível na Claro Brasil Ride, com início e chegada na cidade de Mucugê e tendo como segunda base a cidade de Rio de Contas.
1° ETAPA – PRÓLOGO – Mucugê x Mucugê
Data - 14 de novembro de 2010
Distância – 22 km
Altimetria – 700 metros
Com largada ao meio dia, o prólogo será uma disputa contrarelógio por equipes, em um circuito balizado na cidade de Mucugê. O resultado do prólogo irá definir a posição de laragada da equipe para a próxima etapa.
2° ETAPA – Mucugê x Rio de Contas
Data – 15 de novembro de 2010
Distância – 139 km
Altimetria – 3372 metros
Será o dia mais difícil de todos os trajetos, não somente pela quilometragem mas também pela dificuldade técnica no trecho de single tracks compreendido entre Piatã e Arapiranga além da grande variação altimétrica ao longo do percurso.
Saindo de Mucugê, são 17 km por rodovia asfaltada, seguindo por estradas de terra com a subida da Serra do Bastião, passando por Santo Antônio, Taboa, Boca da Mata e chegando em Piatã subindo o morro Adeus Mainha, uma subida punk, muito conhecida pelos bikers da região. De Piatã, com a Serra da Tromba a direita dos bikers, passando por Ouro Verde, Poço do Melado e chegando em Arapiranga. De Arapiranga com destino a Rio de Contas, enfrentando uma subida de 10 km em estradas cascalhadas.
Esta etapa exige muito da resistência física dos bikers e irá testar toda a habilidade técnica dos atletas.
3° ETAPA – Rio de Contas x Rio de Contas
Data – 16 de novembro de 2010
Distância – 85 km
Altimetria – 1746 metros
Será um dia mais tranquilo de pedal, com um trajeto de beleza indescritível, passando muito próximo do Pico do Barbado, na Serra do Malhado, com 2033 metros de altitude, o maior do nordeste brasileiro, passando por Fazendola e Rio da Caixa.
O biker deve estar muito atento ao terreno, devido a mudança do tipo de piso do trecho com pedras soltas, areia e travessia de riachos.
4° ETAPA – Rio de Contas x Rio de Contas
Data – 17 de novembro
Distância – 95 km
Altimetria – 1750 metros
Será uma etapa que exigirá grande habilidade física e técnica dos atletas, em virtude da grande variação altimétrica e também devido ao tipo de piso, passando de arenoso a trechos de pedras soltas.
Saindo de Rio de Contas segue-se por estradão até Brumadinho, onde um trecho de single tracks levará os bikers até Paramirim das Crioulas, um trecho duríssimo onde em alguns momentos os bikers entretarão trechos de empurra e carrega bike, com alguns degraus de pedra e muita areia solta. Segue-se daí até a Fazenda Barauna e novamente um trecho punk, a Serra das Almas, o Morro do Fogo, com uma subida com muitas pedras soltas e degraus de pedra, chegando em Livramento de Nossa Senhora, de onde a competição retorna para Rio de Contas por 9 km de estrada asfaltada.
5° ETAPA – Rio de Contas x Mucugê
Data 18 de novembro de 2010
Distância – 135 km
Altimetria – 1716 metros
Retornando para Mucugê, nesta etapa os bikers terão um grande desgaste físico a partir da cidade de Jussiape, provocado pelo forte calor em trechos de caatinga, no começo de outubro quando passamos pela região o termômetro acusou 45 ° C às 12:52 h.
Saindo de Rio de Contas, uma forte descida e o biker ira pedalar até o km 80 com pouca variação altimétrica, onde o percurso volta a exigir do bike, pois a altimetria salta de 600 metros e atinge a cota de 1150 metros.
O percurso passa por Casa de Telha, Jussiape, Brejo de Baixo, João Correia, Rio São João e finalmente chega em Mucugê.
6° ETAPA – Mucugê x Mucugê
Dsitância – 50 km
Altimetria – 1474 metros
Em uma etapa com grande beleza, o biker irá pedalar por trechos de laje de pedra esculpida pelos garimpeiros na época do ouro. Com 22 km de extenção é cosiderado um dos single trecks, mais bonitos do Brasil.
Saindo de Mucugê até Igatu, o retorno para Mucugê é feito por uma estrada calçada de pedras.
NÚMEROS DA PROVA:
- 15 Veículos 4x4 Mitsubishi
- 4 caminhões truck
- 1 helicóptero
- 10 motocicletas
- 6 quadriciclos
- 600 colchões
- 400 altetas
- 30 veículos de imprensa
- 650 barracas de acampamento
- 240 pessoas envolvidas na operação
- 80 staffs
- 40 voluntários
- 12 paises participantes
- 80.000 litros de água potável
- 8 médicos
- 400 kg de frutas
- 90 toneladas de equipamentos
- 2.000 litros de leite
- 2.000 pacotes de pão
- 4.200 refeições
- 3.500 kg de macarrão
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