sábado, 13 de outubro de 2007

Trip MTB Pedal Adventure - Estrada Real

Trip MTB Pedal Adventure – Estrada Real

Acostumado a pedalar sozinho, desta vez, resolvi convidar algumas pessoas para fazer um passeio de bike neste feriado de 12 de outubro. O percurso escolhido foi a Estrada Real - velha estrada que serviu ao Império para escoar as riquezas brasileiras no século XVIII, e que hoje se transforma em um megaprojeto turístico que guarda um verdadeiro tesouro da história brasileira, no trecho entre Lorena – SP e Passa Quatro – MG, um pequeno trecho de 60 km, dentre os 1400 km da Estrada Real. No auge da mineração, esses caminhos se viram percorridos por imigrantes paulistas, baianos, pernambucanos e europeus; por tropeiros; por boiadeiros; por sertanistas; por escravos negros e índios; por mascates, administradores reais, homens do fisco, soldados mercenários e milícias oficiais. Um passeio nessa estrada é um retorno a história, é voltar no tempo dos tropeiros que chegavam em seus cavalos e adultos e crianças faziam festa com a chegada da tropeirada..São muitos os trechos que podem ser percorridos na Estrada Real e cada roteiro esconde tesouros históricos, culturais e de belezas naturais. Nessas trilhas, homens e mulheres de variada ordem buscaram espaços de sobrevivência e de produção de bens e na busca, construíram vida, memória e história. Ir por esses caminhos é desbravar e penetrar no interior num percurso de prazer e de fuga do cotidiano.
Saímos da Praça da Estação de Lorena às 7 horas em quatro: eu, Pedro Paulo, Peres e Wander e após 2 km de pedal já estávamos pedalando pela Estrada Real, com destino a Cachoeira Paulista pela estrada do Campinho.
Até o km 44 deste trecho da Estrada Real é tranqüilo, passamos por Cachoeira Paulista, Cruzeiro e finalmente começamos subir a Serra da Mantiqueira pela Garganta do Embaú e foi aí que começou o perrengue, pois o trecho de subida da serra a partir daqui é complicado – uma subida de 2 km em um trecho de trilha em mata fechada – que nos fez empurrar a bike, além do congestionamento de vários cavaleiros que desciam a serra.
Após esta subida saímos nos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo – Minas e seguimos ao lado dos trilhos por mais 2 km até a entrada do Túnel da Mantiqueira. Resolvemos desviar da Estrada Real e passar pelo túnel que tem 1 km de extensão. O curioso deste túnel é que você entra por ele no estado de São Paulo e quando sai está no estado de Minas Gerais. Este túnel também fez parte da Revolução de 1932, onde foram travadas batalhas sangrentas.
Depois de 50 km de pedal, almoçamos na Churrascaria Alto da Serra e resolvemos descer a serra pela rodovia Cruzeiro – Sul de Minas, em um trecho de 7 km de descida, onde entramos novamente na Estrada Real na altura de Passa Vinte e seguimos em direção a Lorena, onde chegamos depois de 96 km de pedal às 18:45 h.