terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Regulamento Desafio Pedal Adventure
Regulamento Geral – Versão Janeiro/08
Artigo 1. Definição.
O evento “DESAFIO PEDAL ADVENTURE” é uma aventura de navegação por planilhas e bússola, específica para equipes de quatro integrantes, onde cada EQUIPE procurará encontrar “postos de controle” – PC’s – distribuídos em área previamente delimitada e angariar pontos. Vencedora será a EQUIPE que obtiver o maior número de pontos.
Saída e chegada em locais pré-determinados pela organização, tendo como prioridade as trilhas, podendo ter ou não estrutura de apoio (restaurante, lanchonete, W.C., chuveiros... etc.) dependendo do local.
Empresa organizadora do evento : Pedal AdventureArtigo 2 . Percurso.
As provas serão realizadas por estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas, trilhas fechadas, rios, lagos, lajes de pedra, subidas e descidas com diferentes graus de dificuldade, etc.
Artigo 3. Idades.
É permitida a participação de pessoas de ambos os sexos, maiores de 12 (Doze) anos. Menores de 16 (Dezesseis) anos, somente poderão participar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização assinada pelo pai ou responsável.
Artigo 4. Equipes participantes.
Cada equipe deverá ter quatro integrantes que deverão estar sempre juntos, exceto quando o contrário for expressamente determinado pelos organizadores.
Artigo 5. Inscrições
As condições para inscrições serão fixadas pelos organizadores e poderão ser feitas nas sedes dos Organizadores, via Fax, telefone, pela Internet nos sites, até a segunda-feira anterior ao dia do evento. Após este prazo os inscritos perdem direito a camiseta oficial da prova. As inscrições também podem ser feitas nos locais das provas, devendo, porém este último modo ser evitado, para que não haja descontrole no número de participantes.
Os campeonatos serão abertos a participantes de qualquer Estado, ou País.Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 30,00 por participante. Este valor não precisará ser mantido no dia da prova. Em caso de desistência ou não comparecimento, a decisão pela devolução da inscrição ou não, caberá unicamente ao organizador.Se por qualquer motivo de força maior ou de segurança, a prova tiver de ser adiada, os organizadores não serão obrigados a nenhum tipo de indenização; a devolução ou ressarcimento de qualquer quantia será decidida unicamente pelo organizador do evento.Ao ter a ficha de inscrição assinada, todos os integrantes afirmam conhecer e estar de acordo com o regulamento da competição, estarem em boas condições de saúde para a prática deste tipo de esporte; assumindo todos os riscos da mesma, consigo ou outrem, isentando organizadores e patrocinadores de qualquer acidente, independentemente do tipo ou natureza, que possa ocorrer antes, durante ou depois da prova; autorizam ainda o organizador a usar sua imagem para fins publicitários.
Todos os COMPETIDORES, sem exceção, deverão comparecer no dia da largada à mesa da organização de prova portando seus documentos de identidade (RG ou similar), para ratificação da inscrição e assinatura pessoal do termos de responsabilidade.
Artigo 6. Itens obrigatórios.
É obrigatório que cada equipe porte uma bússola magnética. Um rádio de comunicação do tipo “talk-about” é recomendado.
Outros itens poderão ser necessários para participação das EQUIPES em determinadas aventuras ou tarefas, o que será indicado pelos organizadores no momento da divulgação de cada evento ou mesmo no workshop e briefing a ser realizado no dia anterior ao da largada (mountain-bike, coletes salva-vidas, máquina fotográfica digital, GPS, etc.). Estes itens serão chamados de "ITENS OPCIONAIS".
Artigo 7. Autoridade dos Diretores de Prova.
Todo COMPETIDOR, ao se inscrever para participação na prova, declara conhecer o regulamento e a ele submeter-se, reconhecendo integralmente a autoridade única dos diretores de prova, aos quais deve dirigir-se com dignidade e respeito.
Todo COMPETIDOR declara também que renuncia ao direito de recorrer a qualquer júri, esportivo, civil ou criminal, por mais privilegiado que seja.
Por razões de sergurança ou de força maior, a direção de prova poderá a qualquer tempo, antes, durante ou depois da sua realização, promover o cancelamento de PCs.
Artigo 8. Regulamentos complementares.
Em adendo a este Regulamento Geral, antes da realização de cada prova poderá ser expedido um Regulamento Complementar a qual todo concorrente, no ato da inscrição, deverá obrigatoriamente conhecer e a ele submeter-se.
Regras específicas para cada etapa poderão ser entregues aos COMPETIDORES no ato da entrega das “listas de objetivos”, conforme descrito no artigo 11.
Artigo 9. Largada.
A ordem de largada das equipes será numérica, em intervalos regulares a critério dos organizadores.
As EQUIPES terão sua numeração e ordem de largada determinada pelos organizadores, seguindo o critério de ordem de inscrição; ou ordem de chegada ao evento no dia anterior (com a distribuição de senhas); ou sorteio; ou pontuação obtida em prólogo a ser definido pelos organizadores.
Artigo 10. Materiais fornecidos.
Cada EQUIPE receberá, de 30 a 60 minutos antes de horário ideal de largada previamente estabelecido pelos organizadores: 1. planilhas com localização dos PCs; 2. um passaporte; e 3. duas listas de objetivos.
I – Planilhas em código tulipa , com localização dos PCs. O número de PCs será determinado pela organização.
II – Passaporte.
Caderno de anotações onde são designados e numerados espaços para carimbos. Este passaporte contém tantos espaços quantos forem os PCs de cada evento, e deverá a todo instante da prova estar na posse de um dos integrantes da EQUIPE.
III – Lista de objetivos.
Caderno onde é indicado um determinado número de pontos atribuídos a cada PC e sua respectiva categoria.
Contém, também, o horário de largada e o de chegada que deverão ser obedecidos pela EQUIPE sob pena de perda de pontos.
Além disso, poderá conter informações sobre itens obrigatórios referentes a determinados PCs, sem os quais a EQUIPE não poderá coletar os pontos a ele relativos; bem como regras e penalizações específicas da etapa.
Artigo 11. PCs.
Os PCs poderão estar localizados em qualquer lugar como estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas, trilhas, em cima de árvores, dentro de logos ou rios ou mesmo dentro de cidades.
Em alguns PCs, os organizadores poderão exigir, para a carimbagem dos passaportes, que as EQUIPES participem de determinada aventura ou desempenhem certas tarefas, sem as quais não poderão ser angariados os pontos relativos àquele PC.
A carimbagem deverá ser feita no local especificado no passaporte, sob pena de não computação dos pontos relativos ao PC.
Artigo 12. Categorias de PCs.
Os PCs estarão divididos em quatro categorias:
I – Obrigatórios.
Para cada EQUIPE será designado, antes da largada, um determinado número de PCs obrigatórios no qual ela deverá passar durante a prova. Alguns PCs somente poderão ser visitados, na forma apontada na lista de objetivos, após a passagem da EQUIPE pelo PC obrigatório que lhe for designado.
As EQUIPES poderão passar por outros PCs da categoria “obrigatórios”, além daquele que lhe for especificamente designado, para coletar os pontos a eles relativos.
II – Aventura.
Nos PCs da categoria Aventura certas atividades como canoagem, mountain-bike, rapel, navegação por planilha, cavalgada, natação, entre outras) poderão ser exigidas de um ou mais integrantes da EQUIPE para que seja possível a coleta dos pontos a eles relativos.
III – Tarefa.
Nos PCs da categoria Tarefa certas atividades (como localização de pessoas em cidades, plantio de mudas, localizar objetos, obtenção de imagens fotográficas, etc.) poderão ser exigidas de um ou mais membros da EQUIPE para que seja possível a coleta de pontos a eles relativos.
IV – Passagem.
A simples passagem por esses PCs (que será localizado e atingido com maior ou menor facilidade) habilita a coleta dos pontos a eles relativos.
V – Provas Especiais.
Poderão ser promovidas pelos organizadores provas especiais que deverão ser executadas por um ou mais integrantes da EQUIPE para que seja possível a coleta dos pontos a eles relativos.
Artigo 13. Contagem de pontos
Vencerá a EQUIPE que no final da prova coletar o maior número de pontos.
Artigo 14. Empates.
Caso haja empate, o critério de desempate será:
a. Vencerá a EQUIPE que tiver passado pelo MENOR número de PCs.
b. Caso o empate persista, vencerá a EQUIPE que tiver passado pelo MAIOR número de PCs de passagem;
c. Caso o empate persista, vencerá a EQUIPE que tiver passado pelo MAIOR número de PCs obrigatórios;
d. Persistindo o empate será considerada vencedora a EQUIPE que largou antes daquela com a qual empatou nos outros critérios.
Artigo 15. Penalidades.
Será desclassificada a EQUIPE:
∙ Que romper cercas, trafegar sobre plantações, hortas etc. ou exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade alheia. Esta penalidade não isenta a EQUIPE de responder e arcar com responsabilidades, decorrentes do ato, perante os prejudicados.
∙ Na qual qualquer um de seus integrantes ingerir e/ou portar bebidas alcoólicas durante o transcurso da prova.
∙ Que trocar os COMPETIDORES inscritos por outros. Em qualquer caso de força maior que obrigue esta atitude, o fato deverá ser comunicado à organização por escrito, com o nome dos COMPETIDORES trocados.
∙ Que obstruir propositadamente a passagem de outro concorrente.
∙ Que desacatar as decisões dos diretores de prova, organizadores e monitores.
∙ Que tumultuar o trabalho dos PC's.
∙ Que for flagrada jogando lixo em qualquer ponto da prova.
∙ Que danificar, de qualquer forma, os PCs e seus componentes.
∙ Que remover ou modificar qualquer instalação de indicação e componentes eletrônicos efetuada pelos organizadores.
Artigo 16. Briefing.
Será feita uma preleção antes da prova para informar aos participantes sobre os objetivos do esporte, características da prova, peculiaridades do percurso e infra-estrutura organizacional, com a presença obrigatória de pelo menos um integrante DE CADA EQUIPE.
Artigo 17. Premiação.
Serão premiadas com troféus ou medalhas as 5 (cinco) EQUIPES melhores colocadas.
Artigo 18. Recursos
Cabe somente aos participantes o direito de recurso à direção da prova. Toda vez que uma equipe sentir-se prejudicada por qualquer motivo, deve a mesma interpor por escrito recurso detalhando o problema. Os recursos somente serão aceitos por escrito no máximo 15 (Quinze) minutos após a chegada da Equipe e/ou entrega de sua ficha técnica (resultado parcial) e/ou pulseira-chip eletrônico.
OBS: Não serão aceitos recursos após a divulgação dos resultados oficiais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário