sábado, 7 de julho de 2007

Trip MTB Pedal Adventure - Vale Histórico




Trip MTB Pedal Adventure – Vale Histórico e Serra da Bocaina

Depois de ler alguns relatos de bikers descrevendo passeios por diversas regiões do Brasil, resolvi também fazer uma “propaganda” da minha região, Vale do Paraíba e Vale Histórico Paulista, mais conhecido como Serra da Bocaina.


A região guarda e revela nas suas fazendas centenárias histórias de um tempo em que a riqueza reinava ali, alimentada pelo comércio de café. No século 18, a região da Serra da Bocaina era parada obrigatória para quem ia do Rio de Janeiro para São Paulo. Isso fez com que as cidades ao redor crescessem e várias fazendas com seus casarões enormes, fossem implantadas no lugar. Naquela época, entre os ciclos do ouro e do café, a Bocaina era um lugar de riqueza, uma continuação do império com sede no Rio de Janeiro. Por lá passaram nobres, imperadores e até Dom Pedro I passou pela região, dias antes de proclamar a independência do Brasil.


Por isso se ligue porque a região oferece passeios históricos imperdíveis.







Saí de casa num belo dia de inverno às 7 horas da manhã e logo no começo um trecho de 20 km pela Via Dutra até a Rodovia dos Tropeiros, onde realmente começa o passeio, pois esta rodovia tem pouco trânsito de veículos e pedalar por ela é muito tranqüilo. E você já começa a vislumbrar os primeiros traços da Serra da Bocaina.
A primeira cidade do roteiro é Silveiras, muito conhecida no Vale pela famosa Festa do Tropeiro. Até aqui foram 36 km de pedal.

De Silveiras parti rumo a Areias, o trecho mais pesado do percurso com muitas subidas e descidas já sentindo no pedal os primeiros desníveis da Serra da Bocaina.
Em Areias uma parada para almoço por volta de 13 horas e mais pedal até São José do Barreiro, passando antes pela bela e imponente Fazenda do Pau D’Alho construída em 1790, que pertencia ao fundador de São José do Barreiro João Ferreira de Souza, que ganhou uma sesmaria e resolveu plantar café. Em 1822, Dom Pedro I passou por ela antes de dar o Grito do Ipiranga.
De São José do Barreiro após 87 km de pedal, já era quatro horas e resolvi ir até Arapeí, enfrentando mais 30 km de pedalada.
Passando pelo bairro do Formoso cheguei em Arapeí por volta de 7 horas da noite, depois de 12 horas de pedal e quase 120 km percorridos. Parada na padaria e aquele sanduíche, era hora de pedalar mais alguns quilômetros até a fazenda Monte Alegre onde por volta de oito horas da noite armei a barraca para passar a noite.





No segundo dia de pedal, subi em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina por 10 km e desci a serra novamente voltando para Arapeí, onde almocei e voltei para São José do Barreiro, pedalando de volta para casa, chegando em Lorena com 270 km de pedal em dois dias.


Para quem tiver mais um ou dois dias disponíveis uma dica legal é dar uma esticada até Bananal e quem sabe depois Rio Claro já em território fluminense e descer até Mangaratiba pela bela e pouco conhecida Serra do Piloto, pela histórica Estrada Imperial de São João Marcos. Aberta em 1850, é a primeira via de rodagem do Brasil e servia de importante rota de escoamento da produção de café do Vale do Paraíba em direção ao porto de Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Portanto fica aqui uma dica de um belo roteiro cicloturístico.

Veja todas as fotos do passeio :

http://picasaweb.google.com/pedaloffroad/TripMTBPedalAdventureValeHistRico

Nenhum comentário: