sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Brasil Wild 24 horas




A Brasil Wild 24 horas de 2008 aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro nas cidades de Gonçalves e Paraisópolis, sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a 1350 metros de altitude em relação ao nível do mar. Com relevo acidentado, montanhas rochosas e florestas remanescentes da Mata Atlântica, com um clima subtropical, a cidade mineira é conhecida como a Pérola da Mantiqueira, por causa das belas paisagens que a cercam.Gonçalves é um atrativo para turistas, já que possui todos os ingredientes para quem gosta de emoção e adrenalina. Diversas cachoeiras, serras e pedras das formações rochosas são os principais pontos turísticos da cidade.
187 atletas, divididos em 33 quartetos, 19 duplas e 17 solos saíram do centro de Gonçalves para percorrerem 130 km e passaram por lugares como a Serra da Balança, com paredões verticais voltados para o Vale do Sapucaí, e a Pedra de São Domingos, segundo ponto mais alto da região da Serra da Mantiqueira, com 2050 metros de altitude.
A SOS Mata Atlântica foi a primeira a fazer a transição de trekking para bike, na pousada Kalevala, depois de 2h36min de prova. Os atletas também encontraram o saco 1. A Tribus Adventure foi a segunda a chegar ao PC6 / AT1, três minutos atrás da líder.
Em terceiro, chegou a Oskalunga Sundown, seguida pela Curtlo Lobo Guará e pela Unimed Rio Ecolabore, com uma desvantagem de quarenta minutos para a SOS Mata Atlântica.
As equipes passaram por momentos de dificuldades na chegada ao PC7, na Pedra de São Domingos, o segundo ponto mais alto da Serra da Mantiqueira, com 2050m de altitude.
Neste ponto, os atletas realizaram as técnicas verticais. Nos quartetos, dois membros fazem o rapel, com a mesma corda. Nas duplas, apenas um membro. Já no solo, o rapel é obrigatório.
Na segunda área de transição, as equipes deixam as bikes e partiram para os 21km de canoagem. A forte chuva que caiu no final da tarde dificultou ainda mais o percurso de canoagem.
Por volta das 20 horas as três primeiras equipes, Quasar Lontra, Oskalunga Sundown e Curtlo Lobo Guará estão em uma disputa acirrada que permanece até o final da competição com a equipe SOS Mata Atlântica seguindo em quarto lugar.
Após a canoagem os atletas partiram para um trekking de 17 km e depois mais uma perna de bike até a chegada.
Nesta prova cheia de surpresas prevaleceu a estratégia e inteligência das equipes. Diferente de outras etapas onde a equipe vencedora geralmente começa a despontar a partir da metade da prova, nesta ninguém conseguia saber quem realmente venceria a competição. No final quem levou foi a equipe do Distrito Federal, Oskalunga Sundown formada pelo quarteto Guilherme Pahl, Camila Nicolau, Kenny Souza e Frederico Gall, o Lico, com o tempo de 14 horas e 40 minutos.
A dupla mineira Advogado Aventureiro e Cia com o tempo de 21h09 venceu a prova que pela primeira vez deu a oportunidade a atletas que competem não só em quartetos. O fato de montar uma equipe ou se encaixar em equipes já formadas é uma dificuldade que muitas pessoas que começam no esporte enfrentam.
"Essa prova foi formatada para que atletas novos tivessem a oportunidade de competir e às vezes formar uma dupla é muito mais fácil. Não ter equipe de apoio também facilitou a participação de duplas e solo", disse o diretor da prova, Julio Pieroni.
Para uma equipe enfrentar os 130km de prova com frio e às vezes chuva já uma tarefa difícil. Na categoria solo foi um desafio à parte onde predominou não só a estratégia, mas a experiência de quem já competiu em muitas corridas de aventura. Assim como na categoria quartetos, na solo a prova foi disputada do começo ao fim sempre alternando os primeiros lugares.
Com o tempo de aproximado de 16 horas o atleta José Luiz Reginato Lopes, representando a equipe Lontra Master foi o campeão da categoria, seguido por Marcelo Silva Santos e em terceiro Humberto Couto Ferreira.
Mais uma vez a Pedal Adventure com a participação do Arapy e da Mirella esteve presente nesta aventura gerenciando o PC06 e a primeira transição de trekking para bike e também o PC de chegada.

Nenhum comentário: